segunda-feira, 21 de março de 2011

Obama no Theatro Municipal do Rio

Ouvi, ontem, na TV Brasil, em directo, o discurso do presidente Obama no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A primeira impressão geral é óbvia: o homem estudou muito bem a lição, salpicando-a, por exemplo, com as palavras portuguesas que lhe ensinaram no departamento da diplomacia da Casa Branca, para que pudesse tocar (mesmo...) o coração brasileiro...

"Boa tarde a todo o povo brasileiro. Oi, Rio de Janeiro, cidade maravilhosa!

Desde o momento em que cheguei, o povo desta nação tem mostrado gentilmente à minha família calor e  generosidade. Hoje, por exemplo, em que estais aqui e se disputa um jogo de futebol entre o Vasco e o Botafogo... Tanto mais que sei que os brasileiros não desistem muito facilmente do seu futebol ...


Agora uma das minhas primeiras impressões do Brasil foi um filme que vi com minha mãe quando era muito novo. Um filme chamado Black Orpheus que decorre nas favelas do Rio de Janeiro durante o Carnaval. A minha mãe adorou esse filme, com os seus cantos e danças contra o pano de fundo dos vossos lindos morros verdes. Teve a sua estreia, enquanto peça, aqui, no Theatro Municipal. Foi o que entendi.


E minha mãe já se foi... Mas ela jamais teria imaginado que a primeira viagem de seu filho ao Brasil seria como presidente dos Estados Unidos. E eu jamais imaginei que este país era ainda mais belo do que no filme ...Vocês são, como cantou Jorge Ben-Jor, "um país tropical abençoado por Deus, e bonito por natureza".

( ... ) Agora, ontem, reuni-me com a vossa maravilhosa nova presidente Dilma Rousseff e conversámos acerca da forma como podemos fortalecer parcerias entre os nossos dois governos.


( ... ) Mas hoje quero falar directamente ao povo brasileiro para ver como é possível melhorar a amizade entre as nossas nações. Vim para partilhar algumas ideias porque desejo falar dos valores que partilhamos, das esperanças que temos em comum e da diferença que, juntos, poderemos fazer ( ... )"

Discurso longo - e inteligente. Digo eu, que sou português e, portanto, interessado nestes entendimentos entre um irmão nosso e um nosso amigo cultural, económico e financeiro, de peso. Em momento importante cá por casa.

Fotomontagem



Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores