sexta-feira, 11 de março de 2011

Altino do Tojal - caluda!...

Não posso dizer que o conheço, mas vi-o: "solitário, bicho do mato ..." A última vez, salvo erro, a fumar cachimbo. N' "O Século"?...

- É Macau que procuras?... pareceu-me ouvi-lo...

- Sim, respondi-lhe.

- Caluda!... Faz de conta que não te disse nada... - e mostrou-me uma contracapa ...

- Então e "Os Putos"?...

- Cala-te!... E não digas que me viste. Lê ... Depois, se gostares ... São histórias de Macau.


" - Agora lição! Falar chinês!

 Pus-me a falar, apliquei-me ao máximo, mas o chinês saía-me esquisito. Descobri porquê: faltavam-me os dentes. Pedi à menina que mos devolvesse. Ela recusou.

- Tu menos burro sem dentes - explicou. - Tu fala melhor chinês sem dentes."

- Ou terá sido no Largo do Leal Senado que nos vimos?... 

- Há séculos ... há séculos, menino!...

2 comentários :

  1. no FACEBOOK, Vitor Gonçalves escreveu: "Quando, há muitos anos, li "Os Putos" fiquei siderado, pois uma das estórias relata um episódio muito semelhante ao que se passou comigo, quando teria para aí 10 anos, num carro eléctrico de uma das carreiras que subia a Rua da Palma e Av. Almirante Reis. Ainda hoje penso que Altino do Tojal viajava naquele eléctrico..."

    ResponderEliminar
  2. Quem sabe?!... A ideia que tenho de Altino do Tojal é de um homem que não "perdeu tempo" a falar para não perturbar o observador que não pode deixar escapar nada ...

    "Silêncio: estou a ver..."

    ResponderEliminar

Seguidores