segunda-feira, 14 de março de 2011

Civismo e produtividade

Já recebi várias vezes um "mail" que fala, nomeadamente,  da produtividade e civismo suecos. Porque, entre nós, se disserta hoje muito a propósito de uma e outra coisa, deixo o essencial de uma mensagem - para quem possa não a conhecer com a força que, a meu ver, o autor lhe pretendeu dar.

1. A Suécia é do tamanho, por exemplo, do Estado de S.Paulo (Brasil);

2. Tem dois milhões de habitantes;

3. A sua maior cidade é, como se sabe, Estocolmo e tem 500 000 habitantes;

4. Empresas de capital sueco: Volvo, Skandia, Ericsson, Electrolux, ABB, Nokia, Nobel Biocare, etc. A Volvo fabrica os motores de propulsão para os foguetões da NASA.











Agora uma história:

"A primeira vez que fui à Suécia, em 1990, um dos meus colegas suecos apanhava-me no hotel todas as manhãs. Estávamos em Setembro, já com algum frio e neve.

Chegámos cedo à Volvo e ele estacionou o carro longe da porta de entrada (são 1000 empregados que vão de carro para a empresa).

No primeiro dia não fiz qualquer comentário. E no segundo ou terceiro também não.

Num dos dias seguintes, já com um pouco mais de confiança, perguntei:

- Vocês têm lugar fixo para estacionar? Chegamos sempre cedo e com o parque quase vazio estacionas o carro mesmo no extremo...

E ele respondeu-me com simplicidade:

"É que, como chegamos cedo, temos tempo para andar, e quem chega tarde já vai entrar atrasado. Portanto, é melhor que ele encontre um lugar mais perto da porta."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores