quarta-feira, 9 de março de 2011

Eng. Maria Amélia Chaves *

No "Santiago Alquimista" teve ontem lugar uma, diria, maratona para falar da MULHER. Excelente iniciativa. Excessivamente densa para o tempo de que se dispunha e para a qualidade individual das conferencistas. Já o referi.

Adianto hoje, contudo, um dado "não curricular", pitoresco, mas significativo, a propósito de uma engenheira civil citada pela palestrante, Drª Júlia Coutinho: Maria Amélia Chaves, que tive oportunidade de conhecer, numa altura em que eu trabalhava numa empresa cujas construções eram, obrigatoria e previamente, aprovadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a ICESA.



Terá sido a primeira engenheira civil formada pelo Instituto Superior Técnico, em 1931. E está aí viva e em véspera de merecida homenagem, ao que sei. Pelo IST, pois claro.

 Bravo, parabéns, Senhora Engenheira!

 Eu estava na referida ICESA, quando contou a história dos operários que, mal sabiam  que a Senhora ía às obras, ficavam à espera que subisse os respectivos andaimes ... para lhe verem as pernas... Lembro-me das gargalhadas em que envolvia o relato destes episódios e a graça com que dizia: "quando assim é vou sempre de calças..."

Saúde, Senhora Engenheira! É só. Mas talvez aqui esteja tudo...

* Primeira mulher a desenvolver cálculos anti-sísmicos aplicados à construção civil. Foi relatora no 1º Congresso de Sismologia, em 1955, diz-se aqui na NET.

4 comentários :

  1. Querido amigo, adorei vê-lo ontem na iniciativa Amanhã as Mulheres. Muito obrigada por ter ido.
    E que engraçado ter conhecido a Eng Maria Amelia Chaves!!! há coisas muito engraçadas...
    um beijo
    julia

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga, foi um prazer! Igual ao senti-la AQUI.Ele há desafios à memória...De repente, com o gesto, o nome: "AMÉLIA, isso!..." Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Estas minhas dificuldades "operacionais"...E logo agora que quero dar uma palavra à Helena Vasconcelos... "Está aí" neste consumidora de cérebros, que esta simpática H.V. disse: "Muito bom, Marcial. Obrigada. Um abraço. Gostei muito de o ver."

    ResponderEliminar
  4. Amiga Helena Vasconcelos, confesso que fui ao Alquimista para ouvir a minha antiga colaboradora Júlia Coutinho. Mal cheguei,no entanto, vi o seu nome e, naturalmente, fiquei - porque sabia que ia sair dali a saborear o que dissesse - além do prazer de a reencontrar. Assim aconteceu.Um abraço cordial.

    ResponderEliminar

Seguidores