sexta-feira, 14 de março de 2014

O sono e o "toma"

  
O Dia Mundial do Sono, que este ano se assinala no dia 14 de Março é promovido pela World Association of Sleep Medicine e tem como objetivo alertar as populações para os danos provocados por problemas do sono, como a apneia do sono, a insónia, o bruxismo, entre outros, através da informação e sensibilização para a sua prevenção e tratamento.

O sono é uma função vital necessária à manutenção de um bom estado de saúde, dado que contribui para a recuperação física e psicológica do organismo.
A quantidade de sono que um indivíduo adulto necessita diariamente para manter um nível de funcionamento adequado é variável. A maioria dos indivíduos necessita de dormir entre sete a nove horas por dia, mas há quem se sinta restabelecido após quatro a cinco horas de sono, e há quem necessite de dez horas.
Assim, considera-se que a quantidade de sono ideal para um indivíduo é o número de horas que esse indivíduo necessita de dormir para acordar física e psicologicamente recuperado.
Períodos de sonolência diurna, irritabilidade ou diminuição da concentração e da produtividade podem ser sinais de sono insuficiente ou de sono de má qualidade.
Serviços Sociais da Administração Pública
Rua Saraiva de Carvalho, 2
1269-096 Lisboa
tel: 213927400
fax: 213966786

Sem se pretender piada fácil, o que nos tira o sono é a vida que levamos ... Por isso, à falta de melhor solução rápida, na ruadojardim7 recomenda-se um bom par de bordalianos bem puxado antes do pequeno almoço e ao deitar. Costuma resultar. Tive um companheiro de trabalho que fazia mais: de manhã, ao levantar-se, descarregava meia dúzia deles, metia-os nos bolsos das calças e, sempre que o incomodavam, ía discretamente às algibeiras, tirava um ou dois e ... e soltava-os no éter ... ALÍVIO IMEDIATO, digo eu. Funciona muito bem em reuniões com direcções e administrações.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores