terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cartas e contextos


Pensando melhor, chego-me à frente com mais uma Carta, só mais esta, das dezenas que escrevi à minha neta em tempo que entendi oportuno. Só que... Só que, agora, aqui, intercalando-lhe contextos...Indesejáveis contextos de que, oportunamente, a imprensa se fez eco.

"Lisboa, 28 de Agosto de 2006

Mónica

O assunto de hoje é velho-novo: o sexo. A ideia é falar-te de sexo. Falar-te é, como quem diz, escrever-te que a coisa, assim, permite o teu livre raciocínio e garante-me, enquanto avô, maior à-vontade - sem rodeios.

Avancemos.
A linguagem: nos primeiros anos, os meninos têm pilinha e as meninas pipi. Depois os rapazes passam a ter pénis e as raparigas vagina.

Mais tarde...mais tarde, quando a escola aconselha o uso do dicionário, inicia-se a inevitável pesquisa e, invariavelmente, alguma risota, coincidente com a descoberta do corpo.

"A família enquanto instituição está a ser agredida e assaltada por erros que esvaziam os seus fundamentos essenciais."

E há de tudo: os/as controlados/as e os outros, as outras... Instala-se a fantasia e, não raro, com ela, a interrogação. Saudável. Sempre. Mesmo que inconsciente: o que fazer com, como fazer, quando fazer... "Eu já ouvi na televisão que..." "Na Internet li que..."Uma vez no café estavam a dizer que..." Em regra, experimentam os rapazes que, de si para si (ou entre si), dizem não ter nada a perder...

"Desde os 16 anos, Lori Williaws deu ao seu próprio pai sete fihos. Na realidade, Lori, actualmente com 27, e seu pai, Walter, de 54..."

Reflectem as raparigas (nem todas...) que aspiram a mais "qualquer coisa" do que o prazer, se devem, ou não, usar o corpo como os rapazes. É então que (às vezes) surge, fruto de conversas, a palavra preservativo, a palavra sida e, no meio de cochichos, um mal medido grito de liberdade a
definir... Estamos em plena puberdade, como a vejo.

"Desde Abril de 1984, durante 24 anos, Josef Fritzl, manteve a filha Elisabeth fechada numa cave com três dos sete filhos nascidos de violações. É acusado de homicídio, violação, rapto, incesto e escravatura. A cave onde Elisabeth Fritzl esteve fechada tinha 1,7 metros de altura e nenhuma janela."

Depois, depois assiste-se à luta entre culturas que, interiormente, se degladiam. Falo-te do que julgo conhecer, que é limitado, mas, a meu ver, merece ponderação: o controlo do corpo. Dar ao corpo o que, em momento próprio, o corpo, honestamente, pede. Sem provocar, no físico e na mente, danos irreversíveis. Ser responsável. Aqui está!

"A população de Ponte da Barca está em sobressalto com as notícias que dão conta da eventual existência de uma rede de prostituição infantil. que estará a levar jovens raparigas, com idades entre os 15 e os 17 anos, para a Suíça, contratadas com "baby-sitters."

Dou-te a imagem do avesso, o final indesejado. Por aí verás: os maus resultados escolares, a droga e o álcool que matam, o emprego que não se consegue por descontrole psíquico. O mau uso do dicionário que, bastas vezes, a família não ensinou a manusear, por não saber ou por "falta de tempo".
E surge o apelo "libertário" da "boite" que, fingindo-se lugar de sons e convívio, provoca
ingenuidades e, panfletariamente, fala de liberdades.Das que não abrem horizontes novos, nem fazem países.

"Retidas por seita, as três menores temporariamente retidas nos arredores (...) por um alegado grupo terapêutico fundado em meados dos anos 60, já seguiram para Inglaterra (...) na companhia da mãe. (...) Viajaram acompanhadas também por um mediador da "Catalyst", uma organização especializada em desmantelar cultos religiosos e, especialmente, recuperar crianças envoltas nesses mesmos cultos."

É tudo. Depois da história das orelhas furadas (ver carta de...), sobre sexo, pouco mais sei. Penso, contudo, que basta. És, nesta altura, aluna de 17s, 18s e 19s...Continua. O que não disse está na letra A do dicionário português-português e, meu Amor, se quiseres, vais encontrá-la facilmente.
Beijinhos."






Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores