terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sócrates *


"Eu, de facto, nunca fui mestre de ninguém; só que, se falando ou considerando aquela que é a minha função, alguém me quis ouvir, jovem ou velho, nunca disse que não: nem é verdade que eu fale desde que retire ganho e não fale em caso contrário; pelo contrário, eu estou igualmente à disposição do pobre e do rico, de quem me queira interrogar e tenha desejo de ouvir o que eu respondo.

Se depois alguém, por causa destes encontros, vier a tornar-se homem do sim ou não, não seria justo que recaísse sobre mim a responsabilidade disso, porquanto a ninguém prometi ensinar nem jamais uma qualquer doutrina; e se alguém afirma ter aprendido ou ouvido de mim, em privado, algo que não aprenderam nem ouviram também os outros estai certos de que esse não dizia verdade."

* segundo Platão

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores