quarta-feira, 11 de novembro de 2009

"Quarto de Despejo" - pão e sabão


O prometido é devido: Catarina Maria de Jesus, favelada, semi-analfabeta - ou não?...

"Levantei cinco horas para ir buscar agua. Hoje é domingo, as favelas recolhem agua tarde. Mas eu já habituei-me levantar cêdo. Comprei pão e sabão. Puis feijão no fogo e fui lavar roupas. No rio chegou Adair Mathias, lamentando que sua mãe tinha saido, e ela tinha que fazer almôço e lavar roupas. Disse que sua mãe era forte, mas agora lhe puzeram feitiço. Que o curador disse que era a feiticeira. Mas o feitiço que invade a familia Mathias é o alcool. Esta é a minha opinião.

A D. Mariana lamentava que seu espôso estava demorando a regressar. Puis as roupas para quarar e vim fazer o almôço. Quando cheguei em casa encontrei D. Francisca brigando com meu filho João José. Uma mulher da quarenta anos discutindo com uma criança de seis anos. Puis o menino para dentro e fechei o portão. Ela continuou falando. Para fazer ela calar é preciso lhe dizer:

- Cala a bôca tuberculosa!

Não gosto de aludir os males fisicos porque ninguem tem culpa de adquirir molestias contagiosas. Mas quando a gente percebe que não pode tolerar a impricancia do analfabeto, apela para as enfermidades.

O Seu João veio buscar as fôlhas de batatas. Eu disse-lhe:

- Se eu pudesse mudar desta favela! Tenho a impressão que estou no inferno."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores