domingo, 15 de novembro de 2009

Tecer Arraiolos


A meu lado, também ela parecida comigo nos anos, minha mulher tece, há meses, um tapete de Arraiolos, que pode não ser nada, mas...





Aqui há uns anos, não muitos, como se sabe, um movimento radical islâmico talibã, que controlava 90% do Afeganistão, fez saber que todas as estátuas pré-islâmicas existentes no país deviam ser dinamitadas porque representavam "deuses dos infiéis". E arrasaram, bombardearam duas estátuas de Buda, afirmando que seriam destruídas "todas as esculturas que reproduzissem ou se assemelhassem a formas humanas, no país, uma vez que o Islão proíbe a sua existência."





mas...à sua escala e se se lhe juntarem os óleos e os acrílicos que pintou, as exposições em que participou, antes e depois da era democrática do pós-1974,





No Médio Oriente, os homens matam-se e destroem séculos de História.





Em Portugal, há estátuas anteriores ao 25 de Abril de 1974 que...que foram retiradas.





Em Bissau, depois da descolonização, vi no lixo estátuas de portugueses
que a lusa história regista e que, goste-se ou não, constituem obras de arte. Bom será que, no mínimo, lhes tenham dado destino idêntico ao das, pró-comunistas, que os checos tinham em Praga e que agora estão em lugar público (e digno, penso eu), nos arredores da cidade. E constam dos guias turísticos.




já é alguma coisa e faz-me, aqui, solene e publicamente, dizer-lhe quanto é importante continuar, no mínimo, a tecer o Arraiolos que agora tem entre mãos. É que, consta, um dia duas rãs caíram num vaso com leite. Uma morreu afogada, outra, tanto bateu com as patas que ... que fez nata ...



Até já! Ainda não tenho sono.E há tanto para dizer...





Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores