sábado, 9 de janeiro de 2010

A Austrália é portuguesa?


Homenagem ao Cônsul Honorário Carlos Lemos *


Quem sou eu, ainda por cima compatriota dos que, podendo, não querem, para aparecer aqui com justificações para teses alheias. O que sei é que, havendo dúvidas, há espaço para a investigação. Puxo a brasa à minha sardinha (na família há quem estude Arqueologia...) e ... interrogo-me: para que serve o curso de Arqueologia se já se sabe tudo?... Para que servem, neste caso concreto, os arquivos da Torre do Tombo, quando se quer que sejam mais do que depósitos?...

Basta, senhores Doutores! Têm a certeza de que não há mais nada, mesmo nada, acerca da descoberta da Austrália? Ou não querem contrariar Sua Majestade Britânica?

J. Chrys Crystello, em Fevereiro de 2008:

"Desde há mais de 25 anos que tento divulgar estas teorias que deveriam encher de orgulho e justificado interesse em aprofundar tais estudos, todos os que se interessam pela língua, cultura e história portuguesas mas apenas escutei o silêncio cúmplice dos que se sentem culpados do Tratado de Tordesilhas ter sido violado.

Recordemos que até 1832 a Inglaterra não reconheceu como suas as possessões da Austrália Ocidental aguardando que Portugal as reclamasse.

Quem sabe se hoje não teríamos metade deste enorme continente a falar Português? Decerto que muitos dos cerca de um milhão de aboríngenes poderiam não ter sido exterminados como foram e a Austrália poderia ser mais multirracial do que é.

(...) Ambas as teses aqui delineadas hoje deviam constar dos programas curriculares portugueses como já constam de muitos dos programas australianos."

Senhores Doutores, não dêem cabo desta Boa Esperança!...


* Que continua à Espera...

2 comentários :

  1. Não é um comentário, é uma nota de rodapé, para quando me quiser lembrar a quem lembrei...
    Sugeri leitura a: geral@socgeografialisboa.mail.pt (Soc. Geogr.)
    shipgeral@ship.pt (Soc. Hist. Indep.)
    info@gulbenkian.pt (Fund. Gulb.)
    gmc@mc.gov.pt
    acad.port.historia@sapo.pt (Acad. Port. Hist.)
    info@foriente.pt (Fund.Oriente)
    bnref@bnportugal.pt (Bibliot. Nac.)
    aicportuguesa@clix.pt (Acad. Intern. Cult. Port.)
    geral@acad-ciencias.pt (Acad. das Ciências)
    cmonjardino@foriente.pt (Dr. Carlos Monjardino)
    AGRADECE-SE INSISTÊNCIA DE QUEM CONCORDAR COM OBJECTIVOS.

    Não consegui: Faculdade de Letras de Lisboa, nem Torre do Tombo (Dir.de Arquivos). "mails" errados.

    ResponderEliminar
  2. Viva! Vivam os acordados do meu País!

    O Chefe de Gabinete da Senhora Ministra da Cultura, que não tenho o prazer de conhecer pessoalmente, acaba de me enviar um PDF sinalizando a recepção do que neste espaço me tentei fazer eco: uma, pelo menos, aparente "desistência"portuguesa de uma investigação profunda, tão profunda quanto possível, de quem foi, afinal, o achador da Austrália. Bons ventos acompanhem quem navega!MA

    ResponderEliminar

Seguidores