sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do Pai (no país)


19 do Três. Dia do Pai. Em Portugal e na Itália. Nos outros países não sei. Mas... Adiante. Entre nós, é - diz-se. Sobretudo, nas montras.

Contudo... contudo, em tempo de dificuldades, que, às vezes, os mais novos pensam nunca terem existido, aproveito e lembro as andanças de meu pai (é meu e por isso é sobre ele que escrevo, sem recurso à imaginação...) e as óbvias necessidades de adaptação (adaptação, sim!...) a que esteve sujeito (é, apesar de tudo, uma forma, eventualmente, diferente de o lembrar...).

Por exemplo, trabalhar (por falta de...de trabalho...) apenas três dias por semana e acabar por ter que sair (falência) da empresa onde, como operário especializado, estivera 28 anos (!).

A seguir,  adaptação a funções completamente diferentes nas oficinas de um jornal; finalmente, por razões alheias à sua vontade, saída do "chumbo" e admissão na Petrogal, onde, se quis retomar alguma actividade laboral, teve que responder às exigências de uma carpintaria - de que, em idade de reforma, acabou por sair para, finalmente, respirar os ares do jardim, em cuja rua morava.

E está dito o que possa, eventualmente, ter interesse, isto é:

- aos jovens, o que já não é novo: que se preparem AGORA para eventuais (várias) mudanças profissionais ao longo da vida;

- que as mudanças não são o fim, mas podem constituir oportunidades (pela parte que me toca, mudei 14 vezes de emprego... Fica o testemunho.)

- que tudo, em princípio, acaba por ir ao lugar e...e que respirar ares de jardim, em princípio também, é horizonte possível...

- que mesmo depois de ter trabalhado 28 anos seguidos numa (pequena) firma, nada nos diz que não se possa terminar um percurso laboral numa grande empresa, com uma, na altura, de resto, excelente assistência social.

Em DIA DO PAI, a homenagem, pois, para quem não desistiu e soube adaptar-se às circunstâncias a que o dia-a-dia o conduziu.

E pronto, aprendi com o meu pai: hoje não comprei nada de que não precisasse... 

Entretanto, se quiser, pode continuar a ler o meu blogue, que é de borla... E, pode não ser brilhante, mas não é pirateado... As próprias fotografias...têm a minha assinatura, caras Amigas e Amigos.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores