quarta-feira, 24 de março de 2010

in CARTAS À MINHA NETA *


"(...) A primeira vez que andaste ao colo, eu estava lá... Mas também depois... (deixa-me rejuvenescer...) depois, a caminho da infantil, no autocarro; depois em Lisboa, no eléctrico (em que nunca tinhas andado...) sentada a meu lado; depois no barco,  (Lisboa - Trafaria. Novidade!), de pé no assento, a meu lado, a ver as ondas; depois no cinema, na tua primeira ida ao cinema, sentada entre mim e a tua mãe; depois a primeira "aventura" de avião, o teu baptismo de voo (Lisboa - Paris); depois a alegria de, comigo e a mãe, vivermos, três miúdos, as emoções da Eurodisney; depois...depois a enciclopédia londrina...


E tudo ... e tudo: as idas a Cáceres, a Mérida, a Salamanca, a Sevilha. E a Lamego e ao Porto, e a Braga, e a Ponte de Lima, e a Valença, e a Évora, e a Portalegre, e à Serra da Estrela, à neve, e ao Dominguiso, onde, por ser aldeia e haver casa a descobrir, tens, como nós, igualmente, um berço rodeado de primos, a descobrir também. Para que nada se perca, no mundo onde cada vez mais é preciso não ignorar a memória. De tudo: dos caminhos, das fontes, dos rios, das árvores, dos afectos - em forma de gente, de livros, de quadros, de fotos, de DVD's, de objectos que contem histórias das meninas e meninos que andaram (ou não) ao colo e não gostariam de soçobrar às mãos do não-te-rales... Ou do sim-talvez-amanhã milhentas vezes reciclado que chateia: quem estuda. E quer. E sabe. E volta a estudar. Para saber. (...)"


M.A.




Hoje, disseram-me os da televisão, é Dia do Estudante. Se não te importas, mostro-lhes esta "intimidade"...


* a publicar ("Cartas do meu avô") quando houver um editor que não esteja falido e tenha netos.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores