sábado, 20 de março de 2010

Palavras cruzadas










DIÁRIO

Miguel Torga:

"Um Diário não é isto. Diário é o daquele inglês que, para que ninguém o lesse, até uma cifra inventou.
O que eu diria se soubesse escrever em cifra."

Vergílio Ferreira:

"O meu "diário" está nas centenas de cartas aos amigos (...). Em todo o caso, essas mesmas, falsas. Excepto talvez quando sobre questões "sérias". E ainda aí há quase sempre um disfarce ou tempero do gracejo."

José Régio:

"A dificuldade quase invencível  que tenho em manter um diário - é que gostando muito de falar de mim, gostando demasiado, me não interessa, todavia, falar directamente de mim, senão através duma obra literária. Mas um Diário não é uma obra literária; ou os Diários que o são deixam de ser Diários."

Ainda Vergílio Ferreira, autor de"Conta Corrente" (3532 páginas, formato A5...).

Diário para V.F. é:

Conversa de bláblá - falatório - coisa enfadonha e viscosa e insensata e mostruosa - recurso

diarístico - loucura ou insensatez - fundo inesgotável -  aventura - infindável paleio -  manta rota -

hemorragia comadreira e avinagrada - trambolhos - estupidez palreira - parlapatice - lixo orgânico,

quase tão inqualificável como o lixo atómico - diarismo pegou como é próprio da tolice "que pega

sempre" - "fala barato" - caixote - miudezas de entretém - ninharias com pompa de coisas profundas

e originais - condenação - um diário é a última coisa escrevível num tempo em que nada há que se

escreva - coisas marginais do anedotário quotidiano ou pessoal - assinar o ponto - minhoquices -

suplemento diarístico - escorralhas intervalares - confesso (venho ao) - ideias - cedência ao anedótico

e à ninharia - prosa improdutiva - festa (desabafo) - praticar a pilhéria - coisa raquítica - diarizar -

quinquilharia diarística - calhamaço da C.C. "nova série" ("desdobrada por isso em quatro volumes

mais maneiros") - facilidade (desta escrita) - merdicula salpicada neste escrito - memória/evocação -

conta-corrente - diário - salvados - aparas de escrita - merdelhices - bugigangas - minhoquices

diarísticas - ninharias - caixote do lixo - escorralhas - garatujas - isto... - escrito fútil e devastador - 

"... este em que me vou derramando..." - escrita deslassada - prosa merceeira - apontamentos

diarísticos - manta rota - lixarada - "o mais legível" - reflexão - nota (esta nota...) - rebotalho

clandestino - diarismo - cavaqueira inconsequente - cacaria - entretenimento - carrego -

monstrozinho - merda - animais de tracção (para o romance, por ex.) - confessionalismo - bagatelas

diarísticas - futilidades diarísticas - porcaria amediocralhada (citada em dois livros de V.F.) - escrita

diarística - merdículas diarísticas - diarice - futilidade - frivolidade de garatujas - linhas chilras -

cartase de velho - onanismo literário - paralipomena (suplemento a qualquer obra literária) -

merdilhice diarística - passatempo do género da epistografia - saco - ferro-velho - "escrevo na pressa

de tudo fixar" - mistura do macambúzio com o laracheiro - ligeireza e literatura de consumo - reler a

habilidade - este escrito dá-me tédio - nada a fazer, este escrito é-me remédio - fixo o que

acidentalmente me venha a calhar meter - escrita avulsa e sem consequências - migalhas -

desemprego - necessidade desnecessária de escrever - os diaristas "inventam"... - o facto tratado

literariamente entra na dimensão da criatividade - o C.C. não é da família do Diário da República -

desabafo - entretenimento de palavras, marginalidade e espuma - "o resto é ligeiro passatempo como

uma conversa de nada" - "... o sítio onde me irmanava ao objecto do meu mal-dizer" - "posso

transferir a "profundeza" para o domínio de um diário" - autógrafo no diário, não! - um diário tem

uma "dimensão" menor que um romance - esta ridicularia - alface (como adorno de um novo

romance) - escorralhas diarísticas - perigo de inflação - meu fadário - isto não são memórias, mas

acasos ou caprichos - (escrever) é um modo de nos sangramos. De tomarmos um clister - livro de

deve-e-haver - ensaio partido em bocadinhos - registo, anotações - escrito desenfadado - escrita

distractiva, "desopilante"- num diário o autor tempera a sua confissão - coisas comestíveis - tineta -

ressentimentos mal disfarçados, confidências, indiscrições, má-língua, falta de sentido das

conveniências, ridicularias, infantilidades, chalaças - falsificação inteiramente consciente e

deliberada. E a semiconsciente que resulta de um arranjo que nos acompanha - necessidade de me

produzir em palavras escritas - descolar uma frase - registar a pegada a passagem de mim - um

diário às vezes escreve-se em mangas de camisa e às vezes em cuecas - enrodilhado em mediocralhice

- menor, ridículo, maledicente e mesquinho e vulgar - discorrer - a propósito das C.C.: "vou ter

"posteridade" - leitura digestiva, relembrança de uma experiência colectiva, prazer comadreiro de

maledicência - estou-me razoavelmente nas tintas para o livro - restos (de ensaios ou romances...) - A

cultura só funciona ao nível do fragmento - escreve. Escreve ao menos que não és capaz de escrever

e terás escrito já qualquer coisa que te apazigue o desalento de já não seres capaz de escrever. É o

que faço. - se eu pudesse escrever um bom romance com a "facilidade" com que se escreve um

diário. Talvez devesse ficar-me servicinhos leves... - livro marginal - o diário é capaz de ser um

desperdício. Excepto quando se abeira do ensaio ou do romance - servicinhos ligeiros - se tudo o mais

falhar... - o que importa num "diário" não é aquilo que acontece mas a maneira como se

faz acontecer - restos de mim - vício do Diário - o que me apetece são estes nadas do Diário - sê

humilde no teu provisório - fidelidade (ao compromisso que assumi. Escreve no volume 2 do C.C.) -

nada tens a dizer, mas escreve - ando a ler o Diário de Virgínia Woolf - o meu "diário" está nas

centenas de cartas aos amigos - satisfazer a curiosidade dos outros (escreveu-o no 1º diário, com 53

anos) - decididamente, um diário não (na 2ª quinzena do 2º mês, após ter começado...) -sou

absolutamente incapaz de me "confessar" seja a quem for (1º diário) - não tenho queda para o

"confesso" (pg. 57 do 1º Diário). Implica abjeccionismo. - subtil ridículo - a palavra diário deve ser

do género feminino - contar o que aconteceu é mentir. Insinua-se, enfim, no arranjo necessário, fatal,

do que se conta - assinar o ponto - devo estar a perder a crença neste escrito - notas em bruto, menos

exercício de escrita que trabalho manual - coisa menor - não é excitante a experiência - é um modo

de se ser pequeno com álibi.

"ESCREVO PORQUE SIM." 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores