domingo, 21 de março de 2010

Gente

"A Cultura é o que fica depois de se ter esquecido o que se aprendeu", parece-me que foi assim ... que "aprendi"...

Ara Güler, no C.C.B.,com as suas fotografias dos anos 50-60, do século passado, levou-me  à cidade de Istambul que vi, também nalgumas traseiras, mas, pelos modos, já baralhei... O que ficou, sei que, em parte, ainda lá está...mas perdi-me... Será que me perdi no que era a paisagem humana?...


Tenho comigo, essa sim, a emoção do encontro Oriente - Ocidente e, do exterior, os minaretes das mesquitas - e gente, muita gente - sem idade... No Bazar e fora dele, quase aos encontrões, misturada com odores, os mais diversos.


 Quiçá igual à que Ara Güler fixou no tempo em que, algures a dois passos do Cais do Sodré, a família da foto (hoje, europeia...) se quis mandar fotografar "à la minute", como que "para  ilustrar este apontamento..." Mais arrumadinha, digo eu, do que a que agora se vê por lá, em Istambul.

 Recupero assim, de algum modo, o retrato da cidade. E, para falar verdade, um não sei quê, onde a paisagem humana não terá mudado muito... Como Bruxelas finge não saber...

Excelente a exposição patente no C.C.B..

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores