quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

2011 - Fernão Mendes Pinto ao poder!

" (...) Ordenado isto, o Nautaquim tornou a praticar connosco, perguntando-nos por muitas coisas muito miudamente, a que respondemos mais conforme ao gosto que nele víamos, do que era realmente verdade, mas isto foi a certas perguntas em que foi necessário ajudarmo-nos de algumas coisas fingidas para não desfazermos o crédito que ele tinha desta nossa pátria. A primeira foi dizer-nos que lhe tinham dito os Chins e os Léquios que Portugal era muito maior em quantidade tanto de terra como de riqueza do que todo o Império da China, o que nós lhe concedemos.


A segunda, que também lhe tinham garantido que o nosso rei subjugara por conquista de mar a maior parte do mundo, o que também dissemos ser verdade.


A terceira, que era tão rico de ouro e prata, que se afirmava ter mais de duas mil casas cheias até ao telhado, e a isto respondemos que quanto ao número de duas mil casas não tinhamos a certeza, por ser a terra e o reino em si tamanho, e ter tantos tesouros e povos, que era impossível poder-se-lhe dizer a certeza disso."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores