sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Egipto - retrato "à la minute" *

Cairo - e não só... Na hora de todas as dificuldades...

. A cidade, vista do avião, tem  aspecto de um enorme aglomerado humano com habitações em ruínas. Depois, em terra, observada ao pé, é um enorme espaço urbano de fachadas coloridas, berrantes mesmo, mas em que tudo o resto, de uma maneira geral, está em bruto, com tijolos à vista.

. Há pedintes por todo o lado com particular assédio aos turistas.

. Sempre que se percebe que há sobras de comida para dar, aparecem logo grupos de crianças a estender as mãos...

. À emoção inicial do contacto com a História, segue-se a desolação pela realidade económica e social encontrada.

. Notória a presença de polícias por todo o lado, Segundo uma guia experiente, há muitos à paisana.

. No deserto, uma imagem muito comum é ver camelos esqueléticos e cheios de moscas, ainda que coloridos no "trajar", montados por indivíduos a falar em modernos telemóveis.

. Exemplo concreto de miséria: por força do trânsito, um autocarro com  turistas pára e a primeira imagem que se oferece a quem vai do lado de central da faixa de rodagem é uma mulher andrajosa a pedir esmola, ao mesmo tempo que dá um resto de leite a uma criança que revira os olhos - e que, ostensivamente, exibe ...

. Sente-se haver muita pobreza extrema encoberta pelos artificios do turismo, que é olhado como que por um sentimento generalizado de, dir-se-ia, inveja... 

. Percebe-se que há muitas mulheres com formação universitária (em particular, em Medicina), impedidas de exercer por razões culturais generalizadas.

. Nota-se como que uma certa cobiça feminina em relação às mulheres estrangeiras.

. Nos homens, a ostentação passa por brincos cheios de brilhantes (?) nas orelhas. Do género, Cristiano Ronaldo, diz quem viu...

. Fica a ideia de que o Mediterrâneo tem uma influência social, cultural e económica muito significativa e claramente visível nas zonas que abrange.

. Fica a ideia geral de que é um povo simpático, em parte, apenas consciente, pelo lado económico, da riqueza cultural que o envolve.

. Os homens dão a entender que preferem mulheres gordas, de preferência, loiras e de olhos azuis...

. Entretanto, os mais novos, observados por uma ocidental, vêem-se, não raro, em grupos e de mãos dadas - sem qualquer sentido transparente que não seja o da solidariedade entre amigos.


Foto Mónica Alves Ponce
* tirado, há dois anos, por uma actual jovem arqueóloga em visita de estudo e turismo ao Cairo, Alexandria e
ao essencial do património histórico egípcio.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores