sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Como se fosse um quintal pedagógico...

Nesta mundialmente crescente desumanização do quotidiano, em que a necessidade de criar "quintas ou quintais pedagógicos" é um facto, justifica-se, penso eu, a transcrição, "para memória futura", do mais autêntico merceeiro e autêntica mercearia que conheci. Os "mails" que recebo têm-me mostrado, e por certo, a muitas outras pessoas, como eram os transportes, como era a paisagem, como se trajava... Não tenho fotografias dessas, mas, em 1983, no caso, lembrei-me de, longe de qualquer apoio "internautico",  juntar um conjunto de observações pessoais que...


O SR. FONSECA (foi o título do apontamento publicado n'A TARDE de 16 de Maio de 1983)

"O sr. Fonseca nunca foi um político, mas sempre teve a sua política: servir! Pertenceu a uma espécie de comerciantes hoje quase extinta: merceeiro. Lembro-me perfeitamente de o ver, sem alardes, sóbrio na indumentária, enfiado num guarda-pó cinzento às riscas brancas, como o cartucho de papel em que embalava o feijão tirado da velha tulha de madeira onde guardava a mercadoria com requintes de higiene. 

Tudo era simples. Até as falas. Dispensava as grandes oratórias. Não parlamentava para se ouvir a si próprio. Conversava - apenas. Sabia tudo sobre a vida dos clientes, mas também a dele era transparente. E quando entrávamos no seu estabelecimento, mais do que fazer compras, convivia-se.

O feijão, o arroz que depois acabávamos por lhe levar da loja, dir-se-ia que não era para satisfazer necessidades alimentares, mas para rematar amena cavaqueira entre vizinhos. Governava-se, governávamo-nos, tranquilamente.

Recordo as suas reluzentes balanças amarelas areadas com esmero - e o cuidado em mantê-las com o fiel rigorosamente centrado. Tudo sem espectáculo, "sem ondas", como agora se diria, tudo a cheirar a lavado e honestidade.

Ainda não tinham aparecido os modernos supermercados onde as pessoas se sentem distantes uma das outras. Era a época do vagar - que levava longe. Era o período discreto de uma iniciativa privada próxima de nós e preocupada com o brilho dos pratos da balança. Interessada em vender, sem dúvida, mas humanizada: " - Bom dia, como está o seu filho?"

Depois, depois afirmam que tudo melhorou. Que foi preciso acompanhar o progresso. Que o ritmo de vida se tornou incompatível com estas "demoras"...

E começaram a aparecer os grandes estabelecimentos, as cadeias de lojas, o "coma agora e pague depois", com base em cartões de crédito.

Insiste-se que não podia deixar de ser. Que o pequeno comércio está condenado. Que a vida passou a ser outra... Que... que...

Surgiram, então, as imparáveis concentrações comerciais, tão grandes que deixámos de conhecer os srs. Fonsecas das lojas. Tão grandes que, pouco a pouco, em crescimento selvagem, passaram a ser as únicas na zona, depois no distrito e, por fim, no país. Até que - é sempre assim - chegaram uns quantos cavalheiros que, fingindo-se irritados com o desaparecimento da mercearia do sr. Fonseca, tentaram assaltar tudo e, aos gritos do abaixo os monopólios, quiseram fazer do Estado o único patrão, iniciando o fim da propriedade privada, da cavaqueira amena na loja do sr. Fonseca, onde o amor às coisas e às pessoas se respirava e ajudava a viver - com
equilíbrio (...)."












Foi assim...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores