quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Confissões de um espelho em 2ª mão

Outono de 2007 (cai a folha)

"(...) Estou agora numa nova fase: a da minha triunfal  entrada (finalmente!...) no universo da INTERNET. E a primeira impressão de septuagenário, que acabo de começar a ser, é de imensidão. De informação e...e de lixo. Do inesgotável e de uma forte necessidade de formação em...em arqueologia - para desenterrar com saber o que interesses económicos e outros, tentam aproveitar, às vezes, em saldo, no Grande Bazar.


É isso: a memória do Grande Bazar de Istambul é a minha emoção de recém-chegado ao mundo da INTERNET. Grande Bazar do apelo à revelação cultural. Grande Bazar do que, desprezível, nos é insinuado - e vendido - como melhor, a preços convidativos...


É o verdadeiro desafio à liberdade de escolha no labirinto da oferta. Do bom e do mau, num quase incrível convite democrático, à escala planetária. É quase uma prova permanente de acesso às capacidades integrais, individuais e colectivas, de viver em paz no meio de uma vastíssima guerra de interesses.


Dirão os dos lugares comuns que a INTERNET é hoje um "pilar" na comunicação humana. Talvez sim... Mas (volto ao Bazar) torna imperiosa a necessidade de dominar o labirinto, de escolher, de saber escolher entre bugigangas o que nos torne melhores cidadãos. Não é assim?... Surgirão as reticências.

A China tem INTERNET?...E aqueles fulanos que não querem que as mulheres... 

Quero lá saber: fica o que pensa um dos acabados de chegar, sem grandes conhecimentos da língua falada (turco?...) e com setenta anos a fazer garatujas, ou escrever num papel, e a tentar ler nos rostos e nos livros o que há para conhecer sem sair de casa ou viajar conforme foi possível à luz do Sol ou da Lua (que é melhor do que a do computador, admitamos...).


Para quê tanta conversa, perguntar-se-á? Para nada, eventualmente (ou, actualizo, para, de algum modo, corresponder à simpatia das estatísticas...). Ou, quando muito, para comunicar sem saber com quem, como se faz agora por aí no Bazar da INTERNET, que, apesar de tudo, tirado o (inevitável?) lixo, se admite venha a ter futuro - INTERNETOS... Ou, pensando melhor, já INTERAVÓS, que o "depois de amanhã", a este ritmo, é uma incógnita ..."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores