domingo, 16 de janeiro de 2011

Cargaleiro - fotomontagem

 Maio de 1983 - "Tive recentemente oportunidade de conviver no Porto, durante três dias, com cerca de setenta compatriotas nossos provenientes de treze países para um encontro subordinado ao tema "Os Portugueses no Mundo - uma cultura a preservar". Não me cabe a mim escrever agora sobre o que foi essa aproximação entre intelectuais e artista do universo lusíada (...)" - sublinhei.

Volto agora, mais uma vez, neste espaço NET, para lembrar a simpatia de um dos presentes: o pintor Manuel Cargaleiro, com quem viajei, e mantive animada conversa, entre Lisboa e o Porto, num dos combóios rápidos da altura. E lembro-o com "uma brincadeira" que, por certo, o seu espírito bem disposto não rejeitará: "vestido" com uma parte de um quadro seu que "foi exposto em Lisboa e anos depois deu uma tapeçaria. Propuseram-mo e readquiri-o. Já mo tentaram comprar, mas eu recuso todas as ofertas."

Com certeza, Mestre! Acho que sim. E tanto acho, que, sem ironia, lho "experimentei". Sabe, uma das coisas que fiz na vida foi ser coordenador da revista VESTIR, que, financiada pelo IEFP, salvo erro, ainda se publica de vez em quando. Além disso, também integrei a equipa que viveu no Alto de Santa Catarina, em Lisboa, as emoções do "Jornal Novo" e, portanto, além do mais, das fotomontagens do Artur Portela. Donde...

Donde... a homenagem. Com um abraço.

2 comentários :

  1. Admiro muito o estilo do pintor e não me importava nada de ter uma serigrafia desse quadro. Bem... contento-me com a minha "festa em Castelo Branco". Os meus cumprimentos pelo seu interessante blog :) Teresa Coimbra (FB)

    ResponderEliminar
  2. Bem-haja! Também eu gostava de ter uma serigrafia de Cargaleiro, mas, não a tendo, "inventei" uma fotomontagem ... com o pintor vestido com a sua obra. E fiquei feliz!

    ResponderEliminar

Seguidores