terça-feira, 6 de março de 2012

A Austrália por quem a vive ( IV )












Há pobreza na nossa comunidade?

Padre: Pobres são muitos.Casos de miséria, graças a Deus, não!... De passarem fome ... não! Mas há uma percentagem razoável de gente que vive pobremente, com o pão de cada dia ... É um grupo de 5 a 10%.

Cônsul honorário: Pobreza, pobreza, não diria. (...) Há, porém, muitos que aprendem rapidamente as manhas locais. E então usam o sistema para viver sem trabalhar. Também há muito disso.

Reformada: Alguns têm-se feito malandros por culpa do governo. O governo dá-lhes, todos os 15 dias, dinheiro que chega para o comer e o vestir. Mas há-os que deram em comprar droga e não fazer as coisas ...

Assistente social: Na minha perspectiva, não há pobreza material entre os portugueses. A maior parte das pessoas tem casa própria, carro próprio ... Culturalmente é que é uma comunidade fossilizada, estagnada, não aprendeu quase nada, não contacta com outras comunidades. Vive voltada para si própria. Quando algum português precisa de ajuda é a um compatriota que a pede.

Médica: Ainda que concorde com os aspectos (negativos) culturais e sociais sublinhados, acho que, embora não haja miséria, há pobreza na nossa comunidade. Talvez possamos dizer, como o senhor padre, que temos 10% de pobres. Ou melhor: 5% são-no realmente e os outros 5% fazem-se ...

Pintor naif: O que é a riqueza?... Cito a Biblia, apesar de não ser católico: "O lucro é um roubo. Ai dos ricos quando os pobres se revoltarem ... Nem as profundezas dos oceanos vão chegar para vocês se esconderem ..."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores