terça-feira, 13 de março de 2012

Os portugueses no Canadá - foi assim ... ( VI )













FINALMENTE FIQUEI *

"Sou natural do distrito de Aveiro e emigrei para vários países, antes de vir para o Canadá. O meu pai tinha estado muitos anos nos Estados Unidos e, naquela altura, só não emigrava quem não podia, porque a vida era um bocado apertada em Portugal.

Com dezoito anos, fui para o Brasil, onde estive vinte e cinco meses apenas. A seguir, emigrei para a Venezuela e, ao fim de cinco anos, voltei para Portugal com intenções de ir para a Austrália. Ainda fui a África para passar por lá, mas não consegui e voltei então para Portugal no fim de 1954. Nessa altura, nove anos depois de eu ter partido para o Brasil, o Canadá já tinha aberto as portas aos portugueses. Eu vim e fiquei."

Manuel Biscaia, Brampton

*in 25 anos de Canadá, de Domingos Marques e João Medeiros

Um brevíssimo comentário para referir, ao terminar a divulgação na NET de parcelas do livro atrás mencionado, para sublinhar, para além das motivações de ordem económica, uma certa forma dos portugueses enfrentarem o desconhecido ... À procura de especiarias, sem dúvida, mas também sem medo das ondas ...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores