sexta-feira, 16 de março de 2012

1º Encontro Portuguesas Migrantes ( III )

Pelos dinheiros do Zé e da Maria















Ainda a emigração (no caso, da Mulheres Portuguesas), com as excepções, como sempre, a confirmarem regras ...

"Relativamente à Europa, poder-se-á generalizar a conclusão de que em casos de emigração não muito antiga e a depender do nível sócio-cultural, a mulher portuguesa é vista pela sociedade autóctone, assumindo o domínio do marido, não participando na vida local, sendo a familia a sua principal preocupação, nela prevalecendo como valor primeiro a maternidade, sentindo-se constrangida, dividida entre dois mundos, podendo ser caracterizada pelo seu labor, a sua coragem e o seu apagamento.

Foi salientado, entretanto, o facto de muitas mulheres portuguesas ou de origem portuguesa residentes sobretudo em países fora da Europa, ocuparem posições de relevo nos domínios profissional, empresarial, artístico e mesmo político.

Constatou-se que há uma preocupação de manter vivas as tradições e a cultura portuguesa no estrangeiro e que a mulher tem um papel determinante quer na transmissão desses valores, quer na promoção de iniciativas de carácter social e cultural que contribuam para manter unida a comunidade portuguesa."

Mas ... mas, anos passados sobre o Encontro, a pergunta:

para que serviu?

Ou ainda:

quem fez o acompanhamento das eventuais boas ideias apresentadas?

É sempre bom reunir gente com sentimentos idênticos, mas ... mas e o prático tão do agrado, nomeadamente, do Prof. Agostinho da Silva?

Sugere-se, a propósito, a criação, com os eventuais excedentes, de uma espécie de "Subsecretaria de Estado" para acompanhar até final a concretização de todas as conclusões dos Seminários, Encontros, Reuniões Públicas e congéneres patrocinados pelo Poder, sobretudo, se financiados com dinheiros do Zé e da Maria ...

Neste caso, estão, digo eu, se calhar, temas como:

Alfabetização e Formação
Trabalho e Emprego
Língua Portuguesa
Saúde
Jovens
Regresso
Associativismo

- que andaram, por certo, nas "intenções" ... - no século passado.





Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores