sexta-feira, 16 de março de 2012

Palavras cruzadas II - Salazar


















"Salazar representou o compromisso de diversas tendências - compromisso entre monárquicos e republicanos, entre conservadores moderados e fascistas ultras, entre partidários de um corporativismo de inspiração católica (Monoilesco) e nacionais-sindicalistas. Os textos legais e os discursos doutrinários então difundidos revelam essa intrínseca indecisão, o ecletismo híbrido, oportunista e fundamentalmente pragmático de Salazar."
Mário Soares

"Dinossauro excelentíssimo"
José Cardoso Pires

"Entre adversários e admiradores causaram impressão os artigos de Oliveira Salazar. Discutiam-se algumas das suas teses. Mas não suscitavam dúvidas a sua competência, a sua autoridade na matéria, a clareza da sua exposição. Na cátedra de Coimbra, acreditara Salazar um nome, e alicerçara a sua fama de teórico prestigiado de economia e de finanças."
Franco Nogueira

"Ninguém esquece as célebres palvras de Salazar que mostram bem o propósito de monopolizar a cultura para a burguesia reaccionária: "Saber ler, escrever e contar é bastante para a grande maioria dos portugueses."
Álvaro Cunhal

"Afinal, muito têm escrito os fanáticos, tanto a favor como contra Salazar, mas todos sabemos muito bem o crédito que se pode dar às coisas políticas. Pela minha parte, seria idiota considerar-me como uma excepção, altamente privilegiada, à regra geral. Devo acentuar, contudo, que jamais recebi qualquer afronta pessoal por parte do Dr. Salazar. Pelo contrário (...), por seu intermédio, fui Director-Geral da Aeronáutica
Civil."
Humberto Delgado

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores