terça-feira, 6 de março de 2012

Homenagem a Cristovão de Mendonça












Esta mensagem gostaria de ...

1. Relembrar, e homenagear, Vasco Callixto, que, com as suas viagens, aproximou, "com genica", terras e gentes do mundo inteiro...


2. E ... e pegar numa sugestão sua:

a concretização, no espaço urbano lisboeta, de uma estátua e/ou nome de rua a Cristovão de Mendonça que, pelos modos, mais do que um ilustre navegador português, terá sido o Descobridor da Austrália. 

E, já agora, aproveitar a oportunidade para, sem esquecer o historiador australiano Kenneth McIntyre, que ao assunto dedicou muito do seu interesse, trazer para aqui um depoimento do médico Manuel Luciano da Silva in Os Historiadores Regeneradores de Portugal:


"Não foram os historiadores regeneradores portugueses que descobriram que o português Cristovão de Mendonça, mandado pelo rei D. Manuel I, em 1522, foi à procura da "Ilha do Ouro", chegando a dar a volta total ao continente australiano, registando toda a sua viagem em mapas coevos, com 120 topónimos portugueses, cujas cópias fazem parte da Colecção VALLARD, que está preservada na Biblioteca de Huntington, em San Marino, na Califórnia, junto de Los Angeles. Já foram escritos quatro livros por autores australianos - dois em inglês e dois em português - a afirmar que foi Cristovão de Mendonça que descobriu a Austrália 250 anos antes do inglês Francis Drake lá ter abordado."

Excelentíssimos Historiadores, Excelentíssimos Investigadores, então? ...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores