sexta-feira, 9 de março de 2012

A Austrália por quem a vive ( V )











A SAUDADE. O regresso

Pintor naif - Eu não sonho, aspiro!...

Imigrante por amor - É agradável ouvir falar assim o menos novo dos que aqui se reuniram. Acontece que, a distância física a que, na Austrália, nos encontramos da Europa, acaba por  fazer perder a identidade que desejámos preservar. O único laço que se mantém é a língua portuguesa que falamos com os amigos, porque com os filhos já quase não há diálogo na nossa língua.

Taxista - Peço desculpa pela frontalidade, mas, em relação à época em que vim, não me parece que Portugal esteja melhor. Há mais dinheiro envolvido, mas o país não cresceu.

Cônsul honorário - Mas cresce o patriotismo dos que vão ficando. Às vezes, quando lá vou até fico com a sensação de que nunca saí ...

Padre - Tanto no Natal. como nas férias, apesar da distância, dou-me conta de que muitos dos nossos vão até lá ...

Reformada - Não quero ser desmancha prazeres, mas apesar de ter tido aqui muitos problemas, nunca me ouviram dizer que queria voltar à Madeira. Só se fosse obrigada! Deus me livre!... A vida aqui hoje é a excepção que confirma a regra ... Nem do bolo de mel tenho saudades ... Fazem-se aqui muitos. A primeira vez que fui à Madeira, já com 18 anos de Austrália, assustei-me só de pensar que podia morrer no Funchal e nunca mais regressar ...

Assistente social - Regressar?... Só se for para montar um negócio e comprar um Mercedes amarelo, que desse bem nas vistas ...

Médica - Uma achega para tentar "clarificar" o sonho: houve uma temporada, agora já não, mas houve uma temporada em que dominava a ideia a que eu chamava o "plano de sete anos". O "plano de sete anos" consistia em estar aqui sete anos, fazer todo o dinheiro possível, gastar o mínimo, acumular a diferença - para regressar depois ... Sete anos porque ninguém vinha com a ideia de permanecer mais do que cinco anos, mas acabava por ficar para além desse tempo, mal verificava não ter conseguido o suficiente para o que queria ... Entretanto, as crianças iam para a escola, e sem que se desse por isso, tinham passado sete anos ...

Imigrante por amor - Às vezes, os filhos têm o conceito de que Portugal é mais longe do que a própria lua ...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores