terça-feira, 20 de março de 2012

Palavras cruzadas V - Democracia












"Democracia é uma ideia que procura traduzir-se em instituições e que se desenvolve na História. Esse desenvolvimento, passados mais de 25 séculos, tem sido tão vário e, por vezes, tão oposto nas suas formas que, embora exagerando, se poderia dizer que Democracia só tem de verdadeiramente comum a definição nominal: "governo do povo". Quando se trata de concretizar o que é "governo" e, sobretudo, o que é "povo" as divergências aparecem logo."
Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura


"(...) O que se tem realizado é, quase sempre, um arremedo de democracia sem verdadeira liberdade sem verdadeira igualdade, exactamente porque se tomou como base do sistema uma relação do homem com o homem e não uma relação do homem com o espírito de Deus. Por outra palavras: para que a democracia se salve e regenere é urgente que se busque assentá-la em fundamentos metafísicos e se procure a origem do poder não nos caprichos e disposições individuais, mas nalguma coisa que os supere e os explique, aprovando-os ou reprovando-os."
Agostinho da Silva


"A força da nossa verdade tem que ver com a verdade da nossa força. Porque a verdade é o que é a sua justeza, mais o músculo anterior de quem a enuncia. Por isso é tão incompreensível a tolerância na juventude como a intolerância na velhice. Assim a intolerância é um sinal na juventude de se ser homem firme como na velhice é um sinal de ser taralhouco. Assim a democracia não é o triunfo da juventude, a não ser como um terreno é o triunfo do que se lá cultiva. Porque a democracia não é uma "ideologia", mas o caldo em que todas elas se podem desenvolver."
Vergílio Ferreira

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores